Este jogo que vos falo, é o reconhecido e adorado The Elder Scrolls III: Morrowind.
O que me chamou a atenção fora a proposta do jogo, que é a não-linearidade,
uma certa liberdade para seguir o jogo, na aventura programada; Passear pelo
gigantesco mapa de jogo e explorar as cidades, ou então arrumar uma casa e
sossegar treinando alquimia. Claro que a proposta não pára por aí, você pode se
alistar em clãs e seguir até caminho político!
Outra coisa bem legal, é a liberdade que o jogo, já um tanto antigo, dá para os
desenvolvedores (lê-se: qualquer pessoa que treinar um pouco, pelo menos, no
construction set que vem com Morrowind). Então podemos esperar por vários
modificadores e plugins - chamados em geral de "mods" - para incluir uma
INFINIDADE de opções, gráficos, jogabilidade, realismo, sons e até
transformações radicais fazendo-o um " alien vs predador" ou qualquer outra idéia
que se passe na cabeça do pessoal na internet.
Algumas coisas legais são colocar um sistema de criação de cavalos para
montaria e companheiros de aventura, além de sistema bancário e casas para
morar. Sem contar as expansões "Tribunal" e "BloodMoon", que adicionam
maiores recursos, além de vampiros e lobisomens!
Por toda esta liberdade, e por não se tratar de um jogo online ( aumenta nível,
mata monstros, aumenta nível, mata jogadores... por aí vai) e precisando somente
de um pc modesto, até sem placa de vídeo offboard, que me encantei pelo jogo.
A história é intrincada, profunda à ponto de existir uma coleção de livros e folclore
sobre a série. Mas não falarei sobre a história aqui, pois nos links mais abaixo vcs podem conferir.
Cada povo, cada raça, cada cultura, modo de se expressar, as armaduras, armas
definidas pelos materiais disponíveis pelo povo, intrigas e ambições. E não é só.
Sua liberdade começa ao construir sua personagem: Homem ou mulher, o rosto,
cabelo (ou chifres), a raça (cada qual com habilidades específicas, forças e
fraquezas) e após, algo mais profundo: Sua classe (podendo escolhê-la por meio
de perguntas, lista pronta ou até criar uma - a melhor forma), seu signo (que lhe
dará alguma habilidade especial, alguns atributos e algumas desvantagens) e
então o jogo começa.
Uma coisa interessante de lembrar, é que o sucessor de Morrowind já foi lançado faz um tempo, porém precisa de um computador poderoso para jogá-lo, e de acordo com esmagadora maioria, este novo jogo, Oblivion, deixa muito à desejar naquilo que deveria ter sido mantido como carro-chefe do jogo: a liberdade e a história.
"Só faltou uma linha tracejada para indicar para onde deve ir, e algum botão para chegar lá automaticamente, em Oblivion".
Sinceramente, levei semanas buscando informações, aprendendo, baixando
mods, instalando todos, testando, usando ferramentas, fazendo back-ups,
desinstalando tudo pq fiz besteira, reinstalando de forma certa, enfim... Foi um
trabalho que valeu à pena, pois agora tenho meu jogo todo "customizado" para
atender minhas necessidades, e na próxima postagem trarei a lista completa e
comentada, algo muito, mas muito útil mesmo para quem está começando.
Para consulta, e até como adquirir o jogo (recomendável obter o jogo mais as expansões), sugiro alguns links:
Jogo: http://nabixivispoo.blogspot.com/2007/10/elder-scrolls-iiibloodmoon.html
Site Oficial - Visite pelo menos uma vez na vida.
Comunidade no Orkut - Parada obrigatória.
A Taberna - Fórum português
Para baixar mods:
http://www.elricm.com
http://www.
http://www.morrowind-mod
http://morrowind.ufrealms.net
http://planetelderscrolls.gamespy.com/
(em breve editarei o post com mais coisas)
Sim, sim...Sou das antigas!
ResponderExcluirMeus jogos preferidos são Skyrim/Oblivion/Morrowind.
Em Skyrim foquei em guerreiro.
Em oblivion foquei em um ladrão.
Em Morrowind estou trabalhando com um mago.
Uma dica é focar em apenas uma coisa de cada vez, sem essa de um pouco disso ah um pouco daquilo.