Lembrando que mexer no morrowind.ini é só para quem é experiente. Se vc é noob, caia fora...
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... To brincando, pode ficar. Se for um noob, está querendo aprender, o que é muito bom... Só não pode perguntar como coloca o maldito cavalinho no jogo.
Lembrete:
Faça backup SEMPRE. Vai mexer em algo do morrowind.ini, salve uma cópia.
Melhor (escrevi mulher, deve ser o sono), salve uma cópia de seus saves, com uma cópia do ini. SEMPRE.
Ideologia do Tutoriais Morrowind:
Cortar as partes chatas-inúteis e simplificar as coisas chatas-úteis. Então vou somente colocar as partes que fazem diferença no desempenho do jogo, como melhorar a velocidade em computadores mais antigos.
Já fez o backup do .ini? Não sabe onde ele está? Está na pasta aonde foi instalado o jogo!
Lembre-se também de indicar o bloco de notas para abrir o ini e usar a busca (F3) para não se perder. E que 0 = desligado e 1 = ligado.
Morrowind.ini
Show FPS=0 -Mude de 0 para 1 para poder ver o contador de frames/segundo no rodapé da tela.
Max FPS=240 -Abaixe o valor para aumentar estabilidade limitando os frames (se reparar que em algumas partes o jogo "corre". Uma dica é por o número da taxa de refresh de seu monitor, ou menor. Mas aposto que a maioria nem consegue chegar a 70 fps...
DontThreadLoad=0 -Dizem que aumenta o tempo de carregamento entre as células, porém fica mais fluente. Não testei.
PC Footstep Volume=0.7 - Ajuste de volume dos passos dos jogadores.
Disable Audio=0 - 1 para desabilitar o audio, o que pode causar conflito com alguns mods no futuro.
Screen Shot Enable=0 -Mude para 1 e habilite o print screen (fotos de tela).
Screen Shot Base Name=ScreenShot -O nome de cada foto, que será seguido de um número. Se quiser, pode trocar "ScreenShot" para "Foto" ou o que quiser. E se colocar " \(nome da pasta já criada) " depois do nome, a foto vai direto para a pasta. Ficaria assim: Screen Shot Base Name=Foto/Pasta de fotos
Interior Cell Buffer=10 - Quantas células de interiores serão guardadas na memória ram (Células já carregadas e visitadas carregam mais rápido..)
Exterior Cell Buffer=32 -Quantas células de exteriores serão guardadas na memória ram (Células já carregadas e visitadas carregam mais rápido..)
Number of Shadows=6 -O número máximo de sombras que morrowind renderizará.
Maximum Shadows Per Object=1 -O número máximo de sombras que morrowind renderizará por objeto.High Detail Shadows=1 -Esta linha precisa ser adicionada, e você precisará de um bom computador para usar.
Subtitles=0 -Mude para 1 e terá legendas
ShowHitFader=1 - O marcador em vermelho nas bordas da tela ao levar algum dano.
UseLinear=1 -Modo de iluminação linear. Alguns gostam, outros não. Se quiser experimentar, desligue aqui...
UseQuadratic=0 -E ligue aqui para iluminação dinâmica. Muda o aspecto do jogo.
QuadraticValue=16.0 - Se ligou o Quadratic, mude o valor se souber mexer em iluminação.
RippleTexture=ripple - A textura de ondulação da água, encontrada em CS CD
MaxNumberRipples=75 - O máximo de ondulações na água. Diminua para aumentar o desempenho.
PSWaterReflectTerrain=1 -(Pixel Shading) Se o terreno será refletido na água...
PSWaterReflectUpdate=20.0 -(Pixel Shading) O tempo que demora para atualização do reflexo do terreno na água...
UnderwaterSunriseFog=3 - Controle de neblina
UnderwaterDayFog=2.5 - Controle de neblina
UnderwaterSunsetFog=3 - Controle de neblina
UnderwaterNightFog=4 - Controle de neblina
UnderwaterIndoorFog=3 - Controle de neblina
UnderwaterColor=012,030,037 - Cor predominante abaixo d'água.
UnderwaterColorWeight=0.85 - Saturação (força) da cor predominante abaixo d'água.
SurfaceFPS=25 - Pode abaixar para computadores mais antigos. É a taxa de frame da superfície da água.
Resolution=256 - E aqui a resolução.
Hours Between Weather Changes=20 -Horas entre uma estação e outra.
Rain Ripples=1 - Ondulação de chuva. 0 desliga e 1 liga.
Sunrise Time=6 - Hora marcada para o Sol nascer.
Sunset Time=18 - Hora marcada para ele se pôr.
Sunrise Duration=2 - Tempo de luz sem o Sol estar visível.
Sunset Duration=2 - Tempo de luz sem o Sol estar visível.
Cloud Speed=1.25 - Velocidade das nuvens.
Glare View=1 - Clarão ao olhar pro Sol.
Cloud Texture=Tx_Sky_Clear.tga - A textura das nuvens.
Ambient Loop Sound ID=None -Sons de alguma certa condição climática ou estação.
[Weather Rain]
Max Raindrops=450 - Número de gotas de chuva/ flocos de neve se tiver Bloodmoon. Reduza para 25 ou 50 se tiver um pc antigo, ou até 0 para economizar cpu em troca de não ver a chuva...
[Weather Thunderstorm]
Max Raindrops=650 - A mesma coisa, mas para tempestade. Abaixe para melhor desempenho, mas tente deixar algo acima do valor deixado na chuva comum.
Font 1=century_gothic_font_regular - Você pode trocar para large, se tiver alta resolução de vídeo.
E este foi o tutorial para mexer nas partes mais úteis ou interessantes do .ini. Espero que tenha sido útil. Gostou? Comente!
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Podem comentar, mas se tiverem alguma dúvida, por favor pesquisem no blog e na comunidade sobre o jogo (link ao lado) primeiro, pois muitas dúvidas comuns já estão solucionadas por lá. Agora, se não estiver, e for relacionado à postagem, podem perguntar por aqui mesmo e farei o possível para responder.