Blog do Magus

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Wrye Mash (Manual em português por Magus)

Editado 09/09: Para ler diretamente tudo o que foi editado, aperte F3 e busque Editado, assim vc não precisa ler tudo de novo.

Neste post, vou falar sobre o Wrye Mash.Um programinha essencial, e vc deve saber usá-lo, sempre que for instalar algum mod.

Considerando que até eu arrumar certas coisinhas e atualizar este manual, continua sendo o único e mais detalhado manual em português para lidar com esta ferramenta.

Anteriormente afirmei que o TESTool era a melhor opção para lidar com listas e problemas no jogo, e até havia visto o WM, só que não dei atenção. Pois digo-vos: Se queres um jogo livre de bugs como: Referências duplicadas (portas duplas, itens duplicados, piora no processamento do jogo), listas mal-combinadas (o TESTool não é o melhor para isto) e outras coisinhas, assim como obter uma melhora de 100% de velocidade, como na minha experiência com meu jogo, que descobri estar todo bugado e bagunçado.

Meu propósito é simplificar a vida do pessoal que ou não entende inglês, ou não entende de informática, ou simplesmente se enrola com aquele manual intrincado da página do Wrye Mash. Vou tentar deixar tudo o mais simples possível, com seções e passo-a-passo, para arrumar o jogo e consertar saves.

Então, vamos lá!


Página do Wrye Mash (tbm tem o Wrye Bash, para Oblivion, mas está fora de minha jurisdição ;))

Instalando o Wrye Mash:

1- Como este programa funciona sob a linguagem de programação Python, vc terá que instalar Python 2.5.

2- Para visualizar com uma interface amigável, terá que baixar tbm o wxPython.

3- Instale o Python, e depois o wxPython. Deixe as opções marcadas e confirme tudo. O instalador vai lançar uma janela tipo DOS, não se assuste e espere.

4- Baixe o Wrye Mash (compactado). ( o site é complicado até para baixar o programa)

5- Descompacte o arquivo compactado do WM (assim que chamarei o Wrye Mash de agora em diante) na pasta do seu Morrowind. O que acontecerá, é que a pasta Data Files mesclara-se-á (uau) com sua Data Files original. E a pasta Mopy ficará dentro da pasta Morrowind. Sem mistérios.

Editado 09/09: Se ficou confuso:
1- Descompacte o Wrye Mash 84 (mais recente) para uma pasta qualquer.
2- Aparecerão as pastas "Data Files" e a pasta "Mopy".
3- Aproveite e abra a pasta "Mopy", localize o atalho "Wrye Mash for Python 2.5" e coloque-o na área de trabalho se quiser (vc abrirá o programa desta forma).
4- Ainda em "Mopy", entre na pasta "Extras" e localize o arquivo "Mashed Lists.esp". Ele é importante, copie-o e cole-o no data files do seu morrowind e acione-o assim que possível.
Volte a pasta, copie ambas "Data Files" e "Mopy" e cole na pasta onde o executável do seu jogo está.

Se quiser, faça um atalho do "Wrye Mash for Python 2.5" na sua área de trabalho.

(obs.: o Wrye Mash for Python 2.4 não funcionou por aqui)



Usando o Wrye Mash.

Como toda nova experiência em nossas vidas, assim como qualquer programa de computador, à primeira vista parece difícil, complicado. Com calma vc achará fácil consertar seu jogo.

1- É apenas um detalhe adicional: Abra o Wrye Mash ( Editado 09/09: usando aquele atalho que tiramos da pasta "Mopy", lembra?) .

2- Vc verá uma simples tela, com duas abas (mods e saves) e um monte de linhas, cada linha com um nome de um componente (mod) do jogo e de uma cor.

As cores variam de acordo com a "saúde" do componente. Seja dos mods (verde já é saúde perfeita) e saves (que preferencialmente tem que ficar azuis). Variando a lista do vermelho ao lilás.
Red Orange Yellow Green Blue Purple
Red Vermelho: Crítico. Geralmente o arquivo mestre se perdeu ou o mod foi deletado ou renomeado.
Orange Laranja: O arquivo mestre está fora da ordem de carregamento, em relação ao resto dos arquivos-mestres na lista.
Yellow Amarelo: " The master file's size has changed since the game was last saved" Alguém já leu isto? O tamanho do arquivo-mestre mudou de tamanho desde que o jogo foi salvo pela última vez. Certo, então encontramos a causa do conflito de referências que dá duplicidade às coisas do jogo.
Green Verde: A ordem dos arquivos está correta para este componente, ainda que fora de ordem para os outros componentes da lista. Se tiver muitos mods, considere o verde "saúde boa".
Blue Azul: O componente está estável, com tudo no tamanho e ordem corretos. Como tenho uma penca de mods diferentes, nunca cheguei a ver um destes azul, mas no caso, verde está ótimo.
Purple Roxo: Somente para saves. Isto mostra que não só a lista de arquivos está na ordem correta, como tudo está bem configurado e pronto. Se o save estiver azul, quer dizer que a lista de carregamento de mods (plugins, componentes, add-ons, como quiser chamar) tem um mod que ainda não foi incorporado ao save. Quando vc jogar com este save, e o mod a mais estiver verificado na lista, provavelmente seu save ficará lilás. Mas isto é na seção de "consertando o save" mais à frente...

Sem delongas nem rodeios, vamos consertar isto tudo!


Primeiro dê uma olhada na lista(aba mods). Arrume-a por ordem alfabética se preferir, mas preste atenção à lista, se vc deixou passar algum mod importante sem marcar sua caixinha, ou então deixou algum mod ruim ou ridículo marcado, e que não quer mais. Esta é a hora... Pronto? Agora uma lista de procedimentos para deixar todos os itens na cor verde, pelo menos...

Importante: Antes de começar a "lapidar", APAGUE o mod "merged_lists" feito pelo TESTool, assim como merged objects e dialogs, caso tenha feito. E então, copie o arquivo "mashed list" da pasta Mopy/Extras para a Data Files (Editado 09/09: Isto já foi feito, senão, faça agora), como se estivesse instalando um mod. Vou falar o pq depois.


Tela com a aba mods. Não vou postar a de saves para não ofender vossa inteligência.

1- Verifique a lista, veja se está tudo em ordem. Se por acaso algum item estiver fora de lugar, clique com o botão direito, e no menu que aparecerá, clique em File e depois em Redate. Coloque uma data que posicione o mod de forma desejável na lista. Feche uma possível janelinha de texto que aparecerá.

2- Depois de tudo em ordem, clique naqueles mods que estão de verde para baixo. Os amarelos, laranjas e vermelhos, clique em um por vez e então clicando em alguma parte do campo "Masters" ( o campo ao lado direito inferior da tela) confirme a janela que pop-upará :p e o botão save ficará "clicável". Obedeça-o e clique-o sem dó. Pronto, vai reparar que o componente ficou verde.

Repita com cada um, um por vez. Pronto, uma lista toda verde, reduz o impacto de bugs, deixa o jogo mais rápido tanto no loading quanto fps e estável.

Fazendo uma lista de mods. Sim, uma lista decente desta vez...


Lembra que eu pedi para copiar o Mashed List da pasta do WM para a Data Files? E ativá-lo? E ainda apagar a merged-alguma-coisa feita pelo TESTool? Então. Agora vai saber o pq.

Vá até o componente Mashed List, na aba mods do WM. Clique com o botão direito, vá em "Import" e clique em "Merged Lists". Espere um pouquinho e pronto.

Acabou de fazer uma ótima lista para seus mods, que vai combiná-los e vc não terá mais problemas deste tipo.

Consertando seu save, um passo fundamental.


De que valeria tanto esforço (cof..) se na hora de jogarmos, nosso save continuar todo embolado como antes? Nossa meta é deixá-lo com uma caixinha roxa, que indica que está 100%. Purple

1- Abra o WM e vá para a aba saves.

2- Clique em seu save.

3- Assim como fez com cada mod ruim, vá ao espaço abaixo da foto do seu save, aquele onde ficam os "masters" requisitados para seu save e clique nalguma coisa lá (menos desmarcar algo).

4- Clique em save, aguarde um pouco e... Quase pronto.

5- Agora clique com o botão direito do mouse no seu save, clique em Load Masters. Aguarde um pouco e... Quase quase pronto.

6- Finalmente, botão direito de novo no teu save, que já deve estar azul, e clique em Repair All. Vai ter que esperar mais um pouco... E sim, agora está pronto.

Acabou de consertar seu save, para usar no seu jogo mais rápido e estável.

Ah, mas quando eu quiser adicionar ou retirar um mod, comofas?//
fas asin:


Simples, depois de instalar ou desinstalar normalmente o mod, repita os dois processos acima (sobre a lista e o save), mesmo sendo redundante em algumas ações, é um cuidado a mais com teu jogo.

Editado 09/09:  O objetivo deste guia é somente consertar seu jogo sem entrar em detalhes mais intrincados, porém não me custa indicar este tópico oficial de ajuda no fórum BethSoft.



Bom, espero que tenha elucidado algumas questões sobre o uso deste poderoso e útil programa. Claro que não falei de todas suas funções, mas só nas partes suficientes para consertar o Morrowind, depois de entulhá-lo com mods. Tomara que tenham gostado, deu um pouco de trabalho, então crianças, comentem!

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